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FORMAÇÃO CONTINUADA COM EDUCADORAS/ES: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE (DES)CONSTRUIR DIÁLOGOS SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA/GO

As análises e resultados apresentados referem-se à pesquisa financiada pelo CNPq, edital n° 57/2008, realizada com professoras/es, gestoras/es e estudantes de escolas públicas de Goiânia/GO, com a finalidade de identificar, problematizar e analisar as discussões e o trato pedagógico referente às questões de corpo, gênero e sexualidade no contexto escolar, por meio da formação continuada com educadoras/es. Seguiu as seguintes etapas metodológicas: pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de caráter humanista, valendo-nos de técnicas de observação participante e diário de campo, questionários e oficinas de formação continuada. As interpretações e análises priorizam, neste momento, as informações das oficinas de formação com docentes e gestoras/es, sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, elaboradas e desenvolvidas a partir dos temas geradores extraídos dos questionários, expressando necessidades e demandas de cada realidade. As oficinas possibilitaram o diálogo, problematização e reflexão de concepções e linguagens sobre tais temas, estabelecendo relações com o cotidiano escolar e a prática pedagógica das/os professoras/e. Concluímos, assim, que tais questões são emergenciais e necessitam ser amplamente discutidas na escola, visto que esse espaço é fundamental para dialogar, refletir e problematizar sobre tais questões objetivando a formação de estudantes críticos, autônomos e emancipados.

Autoras/es: Aline da Silva Nicolino, Aline Rodrigues Bernardo, Bruno Oliveira Silva, Jaciara Oliveira Leite, Lara Wanderley, Moisés Sipriano Resende, Rosirene Campêlo Santos, Valleria Araújo Oliveira

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Corpo; Formação Continuada

Evento: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE)

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