topo.JPG

Dança, Arte e Educação

Grupo Experimental em Dança, Arte e Educação

Conjunto de ações inter relacionadas que contemplam a vivência em dança na perspectiva da performance artística e educacional, fometando a discussão da pratica docente em dança articulada com questões de ordem social, política, pedagógica e estética.

O cenário atual do processo de formação profissional e artística em dança aponta para um estado de prontidão revelando alguns avanços, como também algumas problemáticas que ainda se apresentam tanto no processo de formação inicial, como no ensino da dança nos contextos onde essa se faz presente, seja em escolas, academias ou grupos profissionais de dança.
É preciso compreender o ensino da dança inserido num mundo contemporâneo que exige da sociedade permanentes transformações, que instiga novos posicionamentos sobre o sentido do que é educação, formação, ensino e aprendizagem. No ensino dança também é urgente estar permanentemente questionando alguns pontos decisivos para o avanço dessa linguagem artística, como: os processos artísticos, educacionais e culturais, os processos de comunicação artística, a relação da dança com outras expressões estéticas contemporâneas, as interfaces e influências na evolução da dança enquanto um elemento educacional frente aos contextos sócios, históricos e culturais e as inovações tecnológicas presente no processo pedagógico do ensino em dança.
É recorrente a discussão da fragilidade no processo de formação artística do docente que atua com dança, algumas autoras como: Brasileiro (2008), Marques (2007) e Strazzacappa e Morandi (2006) pontuam esta problemática em seus trabalhos, destacando a necessidade de uma formação voltada à experimentação em dança e aprofundamento do que tange as especificidades dessa arte.
Tanto na arte como na educação física reconhece-se que um dos fortes argumentos para a inexistência do conhecimento dança nas aulas é a ausência de conhecimento por parte do professor. Professores de educação física não se vêem capacitados para tratar de um conhecimento que  foi desenvolvido em uma ou duas disciplinas em seus processos de formação; mesmo argumentos utilizam os professores formados em arte, sejam  os formados na versão educação artística, maioria em ocupação do mercado, sejam os formados nas licenciaturas das outras linguagens: música, artes visuais,teatro, e ainda os formados em licenciaturas em dança, pois estes reconhecem limites no trato com o conhecimento dança na escola (  BRASILEIRO, 2008,P.525).
Neste sentido, torna-se fundamental possibilitar aos acadêmicos e professores que atuam com esta linguagem artística, um espaço para experimentações estéticas em SIEC - 42026 P á g i n a 2 / 7 Data: 10/03/2010 10:47 dança, para realizações de investigações poéticas em dança,  processos de criação, técnicas de dança, estudos de composição coreográfica, pesquisas corporais que fomentem a sistematização e produção de conhecimento no campo metodológico do ensino da dança.
Este espaço se configura como um palco aberto para a permanente formação do artista docente, além de estudos teóricos de processos criativos. Outro foco importante que se trata da formação de platéia e direito a acessibilidade da comunidade a arte/dança. A universidade lócus da formação acadêmica possibilita a discussão da dança nos cursos de licenciatura/bacharelado em Dança, como no curso de Licenciatura em Educação Física. Cenário presente na UFG que possui no curso de Educação Física a disciplina de Metodologia de Ensino e Pesquisa em Dança-Educação e preste  abrir o curso de Licenciatura em Dança no ano de 2010.
Cenário este que favorecerá o avanço nas discussões, pesquisas e formação em dança, permitindo um espaço fértil no meio acadêmico para as  questões de ordem teórico pedagógica no ensino da dança, desenvolvimento artístico cultural e formação de público. Assim como poderá significar  um espaço permanente e referencial de formação e qualificação profissional para artistas e professores de dança.
Atualmente a Faculdade de Educação Física da UFG nas suas ações de extensão desenvolve varias atividades com dança, entre elas estão já  consolidadas diferentes manifestações e técnicas de dança, como: dança do ventre, dança de salão, dança de rua assim como a inserção de outras poéticas da dança com a dança flamenca que iniciara este ano.