topo.JPG

A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE DIFERENTES NATUREZAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CIDADE DE GOIÂNIA/GOIÁS

É fato conhecido na Educação Física, as suas origens vinculadas aos campos pedagógicos, médico e militar. Esse processo de constituição histórica e seus conhecimentos característicos deixaram marcas que perduram até a atualidade na formação, na pesquisa e na intervenção profissional. Compondo esse processo, ocorre a denominada crise da Educação Física nas últimas décadas do século passado, a qual traz em seu interior, o debate sobre a importância das ciências sociais e humanas, a ênfase na intervenção escolar, a busca por novos paradigmas científicos. A contemporaneidade apresenta diferentes interesses e demandas profissionais ao corpo, ao esporte e outras práticas corporais, a partir da saúde, do treinamento, da estética e do condicionamento físico que exigem uma qualificação profissional crescente. Partindo desta reflexão, questiona-se: Qual é a efetiva contribuição das ciências biológicas, exatas, humanas e sociais na atuação profissional de professores de Educação Física que trabalham em diferentes campos de intervenção não escolares? Objetivos: Geral: Investigar a contribuição das ciências biológicas, exatas, humanas e sociais na perspectiva de professores de Educação Física que trabalham em diferentes campos de intervenção não escolares. Objetivos Específicos: a) Identificar o perfil sócio demográfico dos sujeitos investigados; b) Identificar a natureza e frequência de referências aos diferentes conhecimentos citados pelos sujeitos investigados; c) Discutir o papel atribuído pelos sujeitos às ciências biológicas, exatas, humanas e sociais na formação e atuação profissional em Educação Física; d) Correlacionar o tipo de contribuição de diferentes áreas do conhecimento com as características das intervenções em diferentes campos, tais como da saúde pública e privada, da academia de ginástica, do lazer hoteleiro e do treinamento esportivo; e) Analisar as condições de possibilidades para a constituição de um processo de síntese epistemológica em Educação Física, a partir das necessidades de intervenção em diferentes campos de atuação. Metodologia: Esta é uma pesquisa de caráter exploratório, de perfil transversal com análise quanti-qualitativa. Quanto à natureza operacional e técnica da investigação, devem ocorrer três fases articuladas entre si, quais sejam: 1ª) Diagnóstico do perfil sócio-demográfico dos sujeitos, conforme indicado nos objetivos, bem como diagnóstico dos locais de intervenção profissional. Para tal, será aplicado um questionário de tipo semiestruturado. 2ª) Registro e análise co-relacional entre as indicações feitas pelos sujeitos às diferentes áreas do conhecimento e seus campos de atuação profissional; 3ª) Grupos focais com sujeitos selecionados a partir da análise co-relacional desenvolvida na fase anterior. O principal resultado esperado é analisar a possibilidade de se identificar a importância dos conhecimentos vinculados às ciências naturais e sociais e o seu impacto na formação profissional nos ambientes não-escolares.

Palavras-Chave: Intervenção Profissional, Conhecimento, Educação Física.

PARTICIPANTES

Prof. Dr. Tadeu João Ribeiro Baptista - Coordenador

Profa. Dra. Ana Márcia Silva – Professora Associada – Faculdade de Educação Física/UFG.

Prof. Dr. Eduardo Henrique Rosa Santos - Professor Adjunto - Faculdade de Educação Física/U

Prof. Dr. Mário Hebling Campos – Prof. Adjunto – Faculdade de Educação Física/UFG.

Prof. Dr. Paulo Roberto Veloso Ventura – Prof. Adjunto – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia – Universidade Estadual de Goiás.

Profa. Ms. Juliana Alves Carneiro – Professora Assistente - Faculdade de Educação Física/UFG.

Profa. Ms. Priscilla de Cezaro Antunes – Professora Assistente - Faculdade de Educação Física/UFG.

Prof. Ms. Ricardo Lira de Rezende Neves – Professor Assistente - Faculdade de Educação Física/UFG

Prof. Ms. Carlos Alexandre Vieira – Professor Assistente - Faculdade de Educação Física/UFG.