topo.JPG

COMPREENDENDO O CORPO NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA/GO

Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa realizada com professoras/es, gestoras/es e estudantes de duas escolas da rede estadual e municipal de Goiânia/GO, que teve por objetivo identificar e analisar as discussões e o trato pedagógico com relação às questões de corpo, gênero e sexualidade no contexto escolar, visando à formação continuada de educadoras/es. Para isso, apresentamos os seguintes procedimentos e etapas metodológicas: pesquisa-ação, com abordagem qualitativa de caráter humanista, valendo-nos de técnicas como observação participante e diário de campo, questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos estudantes do último ano do Ensino Fundamental, professoras/es e gestoras/es, oficinas de formação continuada com docentes e gestoras/es sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, atividades on line sobre tais temáticas, e finalizando com um seminário que reuniu educadoras/es, estudantes e pesquisadoras/es da área, objetivando ampliar as discussões e compartilhar as reflexões presentes no cotidiano escolar. Neste recorte, priorizamos os dados coletados e analisados sobre as oficinas de formação referente à temática corpo, em que buscamos discutir, refletir e problematizar as concepções de corpo das/os docentes trazendo referenciais teóricos para a discussão, bem como  estabelecer relações com o contexto escolar e a prática pedagógica das/os professoras/es buscando gerar conhecimentos e práticas educativas que subsidiem a formação inicial e continuada em educação voltada à atuação consciente, crítica e competente em termos de corporeidade e formação humana. Esta análise possibilitou identificar, problematizar e analisar com educadoras/es sobre as diferenças físicas de cada um, mostrando os diversos atributos de beleza e valores existentes em outras culturas e contextualizando o corpo na história ao entender as marcas e as linguagens que atuaram sobre ele no decorrer dos tempos, possibilitando e incentivando o conhecimento e respeito ao diferente, a discussão sobre o corpo e a aceitação de si.

Autoras/es: Rosirene Campêlo dos Santos; Lara Wanderley; Aline da Silva Nicolino; Marlini Dorneles de Lima

Palavras-chave: -

Evento: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino ‐ 2011

Acessar