CORPO, CLASSE SOCIAL, GÊNERO FEMININO E SEXUALIDADE: (DES) NATURALIZANDO LINGUAGENS E MARCAS DO UNIVERSO ESCOLAR
Pensar o corpo na atualidade é refletir sobre a construção de um padrão corporal e de subjetividades coletivas pelas diversas instâncias do poder. Tal padronização das identidades, fundamentada em uma perspectiva essencialista, reforça e reproduz, ao mesmo tempo, a concepção de masculinidade e feminilidade construída historicamente, contribuindo para a manutenção das atuais diferenças de gênero e para a normatização das vivências da sexualidade. Este trabalho, portanto, emergiu da necessidade de se pensar o corpo e suas articulações com gênero, classe social e sexualidade dentro do contexto escolar visto que este é um espaço propício de diálogo e diversificação de conteúdos. Partindo dessa compreensão de escola, objetivou-se, neste estudo, diagnosticar, analisar, dialogar e produzir conhecimentos sobre as categorias corpo, gênero e classe social, com estudantes, professores e gestores educacionais, de escolas públicas localizadas em regiões periféricas de Goiânia/GO, com o intuito de semear a pluralidade, o respeito ao diferente, o estimulo a reflexão e atuação em políticas públicas, além de contribuir na construção de um coletivo crítico, reflexivo e consciente de seus direitos e deveres sociais.
Autoras/es: Moisés Sipriano de Resende, Aline da Silva Nicolino
Palavras-chave: Corpo, Gênero, Formação Continuada
Evento: 63ª Reunião Anual da SBPC - Jornada Nacional de Iniciação Científica