FORMAÇÃO CONTINUADA COM EDUCADORES: (DES)NATURALIZANDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
Este estudo tem a finalidade de diagnosticar, dialogar e produzir conhecimentos sobre as categorias corpo, gênero e sexualidade, com estudantes, professores e gestores educacionais, de escolas públicas da região da grande Goiânia/GO. Com o intuito de semear a pluralidade, o respeito ao diferente, o estimulo a reflexão e atuação em políticas públicas e contribuir na construção de um coletivo crítico, reflexivo e consciente de seus direitos e deveres sociais. Desta forma, (des)naturalizar possíveis preconceitos e discriminações, referentes as categorias corpo, gênero e sexualidade, presentes no ato educativo escolar. Para tais ações se concretizarem, levanta-se a relevância em se aproximar e conhecer os procedimentos metodológicos, tipos de pesquisa, natureza, instrumentos de coleta de dados e formas de apreciação e análise dos mesmos, por meio da problematização, apontando as contradições dos discursos e estimulando a análise crítica e reflexiva sobre os acontecimentos decorrentes.
Autoras/es: Aline Rodrigues Bernardo, Moisés Sipriano de Resende, Aline da Silva Nicolino
Palavras-chave: Formação continuada; gênero; sexualidade; educação
Evento: 63ª Reunião Anual da SBPC - VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex UFG