SAÚDE “À FLOR-DA-PELE”?: PERCEPÇÕES DE CORPO E SAÚDE DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM GOIÂNIA (GO/BRASIL)

Este artigo configura-se como trabalho final de iniciação científica referente ao período de 2010 - 2011e é parte do projeto de pesquisa “Corpo Gênero e Sexualidade: para além de educar meninas e meninos”; desenvolvido entre os anos de 2009 e 2011, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Goiás, nº 158/08. Com metodologia de caráter descritivo-exploratório, teve como objetivo evidenciar as relações entre corpo, estética e saúde na perspectiva de 34 professores de Educação Física da rede pública de ensino na cidade de Goiânia/GO. Os dados indicam uma compreensão de aparência saudável como sinônimo de saúde, o que denominamos aqui enquanto uma saúde “a flor-da-pele”, e pareceu-nos ser o aspecto estético um destaque no discurso dos professores pesquisados. Conclui-se, então, a importância por melhor discutir o processo de estetização da saúde atrelado a aspectos sócio-históricos de influências como da indústria cultural e da lógica de consumo.

Autoras/es: Angélica Teixeira da Silva, Ana Márcia Silva, Tadeu João Ribeiro Baptista

Palavras-chave: corpo, saúde, estética, educação física escolar

Evento: 63ª Reunião Anual da SBPC - VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex UFG