CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE:PARA ALÉM DE EDUCAR MENINAS E MENINOS

O presente texto pretende apresentar os primeiros dados analisados pelo projeto de pesquisa intitulado “Corpo, Gênero e Sexualidade: para além de educar meninas e meninos” que vem sendo desenvolvido pelo LABPHYSIS – Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza, vinculado à Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. O referido projeto é financiado pela FAPEG (Chamada 02/2008) e está na sua fase final de realização. O mesmo parte da problemática apontada na atualidade pelo fenômeno do bullying, o qual se manifesta pelo desenvolvimento de ações violentas, as quais possuem demonstrações de sexismo, discriminação e manifestações de intolerância, as quais, por vezes, são reforçadas por uma concepção de Educação Física tradicional cujo modelo se apoia no desempenho máximo, na performance e na competitividade, pautadas na perspectiva esportivista.

Autoras/es: Ana Márcia; Aline Nicolino; Tadeu Baptista; Ana Paula Salles; Marlini Dornelles; Rosirene Santos; Lara Wanderley; Valleria Oliveira; Dennia Pasquali; Moises Sipriano

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Corpo. Gênero. Sexualidade

Evento:  X Semana Científica da Faculdade de Educação Física/UFG