DIAGNÓSTICO NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA-GO: COMPREENDENDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE
O corpo em si, denota uma linguagem de sedução, exercendo então, poder. Partindo do questionamento do porquê desta cobrança, em torno do gênero feminino, a um padrão de beleza, o estudo busca compreender as identidades de feminilidade e masculinidade cobrados/esperados, bem como as diferentes cobranças para cada gênero, considerando a categoria classe social como um importante elemento de análise na interface da comunicação corpo, gênero e poder. Isto nos leva a acreditar que conversar e estimular a reflexão sobre as diferenças físicas de cada um, mostrar os diversos atributos de beleza e valores existentes em outras culturas, contextualizar o corpo feminino na história e entender as marcas e as linguagens que atuaram sobre ele no decorrer dos tempos é um importante início de diálogo, no sentido de incentivar o conhecimento e respeito ao diferente, a discussão de sexualidade e a aceitação de si. Para isso, entendemos que o local e a forma de emissão de conhecimentos não podem ser desconsiderados dessa análise, sendo o âmbito educativo, espaço propício de diálogo e diversificação de conteúdos que ofereçam questionamentos do cotidiano do discente, estimulando o raciocínio crítico e reflexivo.
Autoras/es: Aline Nicolino; Lara Wanderley; Rejane Lacerda; Ananda Azevêdo; Diego Mendes; Dennia Pasquali; Valléria Oliveira; Marcelo Silva, Ana Márcia
Palavras-chave: corpo; gênero; sexualidade
Evento: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (conpeex) VII Mostra de Extensão
e Cultura – PROBEC - UFG