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DIAGNÓSTICO NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA-GO: COMPREENDENDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE

O corpo em si, denota uma linguagem de sedução, exercendo então, poder. Partindo do questionamento do porquê desta cobrança, em torno do gênero feminino, a um padrão de beleza, o estudo busca compreender as identidades de feminilidade e masculinidade cobrados/esperados, bem como as diferentes cobranças para cada gênero, considerando a categoria classe social como um importante elemento de análise na interface da comunicação corpo, gênero e poder. Isto nos leva a acreditar que conversar e estimular a reflexão sobre as diferenças físicas de cada um, mostrar os diversos atributos de beleza e valores existentes em outras culturas, contextualizar o corpo feminino na história e entender as marcas e as linguagens que atuaram sobre ele no decorrer dos tempos é um importante início de diálogo, no sentido de incentivar o conhecimento e respeito ao diferente, a discussão de sexualidade e a aceitação de si. Para isso, entendemos que o local e a forma de emissão de conhecimentos não podem ser desconsiderados dessa análise, sendo o âmbito educativo, espaço propício de diálogo e diversificação de conteúdos que ofereçam questionamentos do cotidiano do discente, estimulando o raciocínio crítico e reflexivo.

Autoras/es: Aline Nicolino; Lara Wanderley; Rejane Lacerda; Ananda Azevêdo; Diego Mendes; Dennia Pasquali; Valléria Oliveira; Marcelo Silva, Ana Márcia

Palavras-chave: corpo; gênero; sexualidade

Evento: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (conpeex) VII Mostra de Extensão

e Cultura – PROBEC - UFG

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