topo.JPG

CONTEXTUALIZANDO GÊNEROS, CORPO E SEXUALIDADES: DIAGNÓSTICO DO UNIVERSO ESCOLAR DE GOIÂNIA/GO

Contextualizar o corpo e suas concepções de gênero na história, bem como entender as marcas e as linguagens que atuaram sobre ele no decorrer dos tempos são diálogos importantes ao incentivo, conhecimento e respeito ao diferente, as minorias, as políticas públicas e os discursos presente nas sexualidades. Dessa forma, esta investigação visa identificar, problematizar e refletir sobre a relação entre sexualidades, gêneros e corpo, entre escolares cursando o último ano do ciclo III ou nona série, gestores educacionais e professores. O universo pesquisado é composto de três instituições públicas, situadas na região periférica de Goiânia/GO. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na análise qualitativa, com pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação, em que será utilizado o questionário e oficinas de formação, desenvolvidas e elaboradas a partir dos temas geradores, advindos dos questionários e observações. Espera-se obter um diagnóstico da existência e do trato pedagógico das questões de corpo, gêneros e sexualidades, visando gerar conhecimentos e práticas educativas que subsidiem a formação inicial e continuada em educação, voltada a atuação consciente, crítica e competente em termos de corporeidade, igualdade de gênero, sexualidades e formação humana.

Autoras: Aline da Silva Nicolino; Lara Wanderley

Palavras-chave: Gênero. Sexualidades. Formação de professores.

Evento: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações

Acessar