Corpo, Gênero e Sexualidade: (des)naturalizando linguagens e marcas do universo escolar

Esta investigação visa identificar, problematizar e refletir sobre a relação entre sexualidades, gêneros e corpo, entre escolares cursando o último ano do ciclo III ou nona série, gestores educacionais e professores. O campo pesquisado é composto de três instituições públicas, situadas na região periférica de Goiânia/GO. A metodologia fundamenta-se na análise qualitativa, com pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação, em que será utilizado o questionário e oficinas de formação, desenvolvidas e elaboradas a partir dos temas geradores, advindos dos questionários e observações. Espera-se obter um diagnóstico da existência e do trato pedagógico das questões de corpo, gêneros e sexualidades, visando gerar conhecimentos e práticas educativas que subsidiem a formação inicial e continuada em educação, voltada a atuação consciente, crítica e competente em termos de corporeidade, igualdade de gênero, sexualidades e formação humana.

Autoras: Aline da Silva Nicolino; Lara Wanderley; Rejane Lacerda

Palavras-chave: gênero; sexualidades; formação de professores.

Evento: XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação