CORPO, CLASSE SOCIAL E GÊNERO FEMININO: (DES)NATURALIZANDO LINGUAGENS E MARCAS DO UNIVERSO ESCOLAR
Novas atribuições aos códigos corporais na atualidade, que veiculam juventude e saúde ao corpo magro e rígido, sustentam um protótipo feminino esquelético como padrão estético. Tal discurso hegemônico nos levaram a traçar os seguintes objetivos: levantar e identificar com as alunas, o significado dado por elas ao seu corpo e seus conflitos, no que tange feminilidade e poder aquisitivo. Identificar e trabalhar conjuntamente com gestores e professores, por meio de oficinas de formação, as temáticas corpo, gênero e classe social. Como método utilizaremos o tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, nos valendo de técnicas como observação participante, questionário e oficinas.
Autora: Aline da Silva Nicolino
Palavras-chave: Corpo. Gênero feminino. Classe Social
Evento: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte