topo.JPG

(DES)CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Esta pesquisa faz um mapeamento da produção científica dos grupos de pesquisa e estudo, sobre as relações de gênero e sexualidade em escolas de Goiânia-GO, identificando e discutindo o estado da arte, de registros das propostas e/ou ações encaminhadas e/ou implementadas, assim como das políticas públicas em Educação Sexual e Sexualidade em instituições públicas da cidade, visando responder quais os aspectos e as dimensões vêm sendo privilegiados em diversos contextos e tempos, as formas e as condições de produção de ações pedagógicas e/ou de intervenções, projetos de pesquisa, publicações em periódicos e/ou comunicações em anais de eventos científicos. A partir destes levantamentos e análises, pretende-se dialogar com as/os pesquisadoras/es e com as Secretarias de Educação, municipal e estadual. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo qualitativa, do tipo bibliográfica, “Estado da Arte” e pesquisa-ação, em que propomos cinco etapas de desenvolvimento, interligadas e condicionadas à alimentação dos dados, expresso em métodos de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, como: Estado da Arte das produções realizadas pelos grupos de pesquisa local sobre Sexualidade e Educação Sexual; grupo focal com coordenadoras/es e integrantes desses grupos, como forma de identificar e ampliar as análises; encontro científico com pesquisadoras/es de outros estados e país, trocando experiências e recebendo informações sobre as temáticas em voga; entrevista com as/os representantes da formação continuada em Sexualidade e Educação Sexual de escolas públicas de Goiânia e finalizando com a construção de um livro, visando possibilitar a circulação e intercâmbio entre a produção construída e aquela a produzir. Este estudo problematiza a discussão entre natureza e cultura, que ao considerar existir uma ampla divulgação e acúmulo das produções no âmbito acadêmico, levanta questionamentos de como, quando e por que tais conhecimentos estão ou não presentes no currículo de formação de professoras/es.

Autoras/es: Aline da Silva Nicolino; Lara Wanderley; Maria José do Nascimento

Palavras-chave: Sexualidade; Gênero; Formação Continuada

Evento: II Simpósio Nacional Gênero e Interdisciplinariedades, 2010

Acessar