Corpo, Classe Social, Gênero Feminino e Sexualidade
TÍTULO: CORPO, CLASSE SOCIAL, GÊNERO FEMININO E SEXUALIDADE: (DES)NATURALIZANDO LINGUAGENS E MARCAS DO UNIVERSO ESCOLAR
Resumo: Este projeto tem como objetivo levantar, identificar, problematizar e refletir com as estudantes, professores e gestores da Rede Pública de Goiânia os significados que eles dão para o seu corpo e para sua sexualidade. Para formalizar a investigação sobre a interseccionalidade das temáticas levantadas, estabelecemos como objetos de análise o corpo, gênero feminino e a sexualidade de jovens empobrecidas, de forma a resgatar referenciais adequados a estas visões voltando-nos para alguns valores e concepções atribuídos ao corpo na atualidade, e a relação desses elementos com a classe social. A pesquisa se direciona para o ambiente escolar, composto de duas instituições públicas, situadas na região periférica da grande Goiânia/GO prendendo-nos aos gestores escolares
Equipe de pesquisa
Aline da Silva Nicolino – Coordenadora/ Ana Márcia Silva - Integrante.
Estudantes envolvidos: quatro estudantes da Graduação – Aline Rodrigues Bernardo; Moisés Sipriano de Resende; Lara Wanderley e Rejane Kelly de Lacerda.
Situação: Em andamento (Nov de 2008- Nov. de 2010)
FINANCIAMENTO: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – no valor de 20.000,00 reais.
Número do protocolo do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Goiás/UFG: 162/2008