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Corpo, Classe Social, Gênero Feminino e Sexualidade

 

TÍTULO: CORPO, CLASSE SOCIAL, GÊNERO FEMININO E SEXUALIDADE: (DES)NATURALIZANDO LINGUAGENS E MARCAS DO UNIVERSO ESCOLAR

 

Resumo: Este projeto tem como objetivo levantar, identificar, problematizar e refletir com as estudantes, professores e gestores da Rede Pública de Goiânia os significados que eles dão para o seu corpo e para sua sexualidade. Para formalizar a investigação sobre a interseccionalidade das temáticas levantadas, estabelecemos como objetos de análise o corpo, gênero feminino e a sexualidade de jovens empobrecidas, de forma a resgatar referenciais adequados a estas visões voltando-nos para alguns valores e concepções atribuídos ao corpo na atualidade, e a relação desses elementos com a classe social. A pesquisa se direciona para o ambiente escolar, composto de duas instituições públicas, situadas na região periférica da grande Goiânia/GO prendendo-nos aos gestores escolares (diret@r, coordenad@r pedagógic@ e coordenador@ de turma), professor@s de Educação Física, Biologia e Português, e estudantes do último ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na análise qualitativa, com pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação. Como técnicas de coleta de dados utiliza-se o questionário, semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas, e oficinas de formação, desenvolvidas e elaboradas a partir dos temas geradores, extraídos dos questionários. Como resultados espera-se obter dados suficientes para realizar um diagnóstico da existência e do trato pedagógico das questões de corpo, gênero feminino e sexualidade, visando gerar conhecimentos e práticas educativas que subsidiem a formação inicial e continuada em educação, voltada a atuação consciente, crítica e competente em termos de corporeidade, igualdade de gênero, sexualidade e formação humana.

 

Equipe de pesquisa

 

 Aline da Silva Nicolino – Coordenadora/ Ana Márcia Silva - Integrante.

 

Estudantes envolvidos: quatro estudantes da Graduação – Aline Rodrigues Bernardo; Moisés Sipriano de Resende; Lara Wanderley e Rejane Kelly de Lacerda.

 
Situação: Em andamento (Nov de 2008- Nov. de 2010)


FINANCIAMENTO: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – no valor de 20.000,00 reais.

 

Número do protocolo do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Goiás/UFG: 162/2008