topo.JPG

Desafios e possibilidades das identidades de gênero e sexualidade na escola: ampliando e pluralizando ações educativas

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: AMPLIANDO E PLURALIZANDO AÇÕES EDUCATIVAS

O projeto visa fazer um levantamento do estado da arte dos grupos de pesquisa, em gênero e sexualidade de Goiânia/GO, mapeando e analisando os conhecimentos produzidos e acumulados pelos grupos de pesquisa, bem como das políticas públicas propostas e/ou implementadas em Educação Sexual nas escolas públicas da cidade, e a partir destes levantamentos e análises, dialogar com as/os pesquisadores, no sentido de propor políticas públicas com as Secretarias de Educação, municipal e estadual, de Goiânia/GO. Para isso, propomos cinco etapas de desenvolvimento da pesquisa, as quais estão interligadas e condicionadas à alimentação dos dados, expresso em métodos de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, como: uma pesquisa do Estado da Arte das produções realizadas pelos grupos de pesquisa local sobre Sexualidade e Educação Sexual; grupo focal com coordenadoras/es e integrantes desses grupos, como forma de identificar e ampliar as análises; encontro científico com pesquisadoras/es de outros estados e país, trocando experiências e recebendo informações sobre as temáticas em voga; entrevista com as/os representantes da formação continuada em Sexualidade e Educação Sexual de escolas públicas de Goiânia e finalizando com a construção de um livro, que possibilite a circulação e intercâmbio entre a produção construída e aquela a construir (proposta).