Formação dos Professores na Modalidade a Distância
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar o processo de implantação do Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade Educação a Distancia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculada a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com especial atenção para peculiaridades do campo da educação física no seu processo ensino-aprendizagem das disciplinas de caráter teórico-prático e para a experiência no âmbito corporal. Sendo assim, seu objetivo geral consiste em analisar o impacto das tecnologias de comunicação e informação no processo de formação de professores de Educação Física na modalidade à distância, correlacionando com a especificidade da Educação Física na sua relação com o corpo e com a experiência no processo ensino-aprendizagem.
O estudo em questão pode ser caracterizado como um estudo de caso, tratando-se de uma pesquisa social de nível explicativo, dedicando-se à obtenção de novos conhecimentos relativos a um determinado aspecto da realidade. O curso obteve autorização para o funcionamento em treze pólos, porém, por decisão do Conselho Diretor da Faculdade de Educação Física da UFG, o curso deverá iniciar com nove pólos, quais sejam os municípios de: Formosa, Goiás, Alexânia, Mineiros, Goianésia, Inhumas, Uruana, Iporá e São Simão. Tal decisão decorre do caráter experimental dos cursos nesta modalidade, não apenas na UFG como em todo o país.
As ações do curso serão realizadas pela seguinte equipe: Coordenador de curso; Vice-coordenador; Secretário acadêmico; Professor autor (Responsável pela produção do material didático); Professor formador (Responsável pela disciplina oferecida); Coordenador de tutores; Orientador Acadêmico (Atende apenas uma disciplina, sendo responsável por uma única turma); Tutor presencial (plantonista, duas ou três vezes por semana para atender as dúvidas dos alunos); e o Coordenador de pólo (Responsável pelo pólo). Cada pólo deverá contar com a presença de 35 alunos.
Quanto à natureza operacional e técnica da investigação, devem ocorrer cinco fases articuladas entre si, quais sejam: 1ª) Diagnóstico do perfil de alunos e professores; 2ª) Diagnóstico dos locais de aulas presenciais nos pólos e do nível de incorporação e incremento das TIC no uso de ferramentas; 3ª) Registro e análise co-relacional entre as avaliações obtidas pelos alunos e as metas estipuladas pelos professores-formadores nas disciplinas desenvolvidas nos três primeiros semestres, com foco nas disciplinas de cunho teóricas-práticas escolhidas e apresentadas no 1º, 2º e 3º semestre, sendo todas com carga horária de 64h. 4ª) Entrevista do tipo semi-estruturada com alguns estudantes, buscando conhecer sua percepção sobre o processo ensino-aprendizagem do curso a distância, correlacionando o uso das TIC com suas experiências anteriores com as práticas corporais. 5ª) Entrevista do tipo semi-estruturada com pelo menos um professor formador, um orientador acadêmico, um tutor presencial – escolhidos aleatoriamente –, além do coordenador geral do curso, e outros professores sendo que o número de entrevistados deve estar limitado a um máximo de dez.
Os procedimentos analíticos constituem-se como etapas (TRIVIÑOS, 1987), quais sejam, a pré-análise, a descrição analítica e a interpretação referencial organizada a partir das categorias empíricas provenientes dos dados de campo e seu confronto com uma base teórica conceitual e as categorias conceituais formuladas, nos levando a formulação de categorias explicativas do fenômeno estudado.
Equipe de pesquisa:
Ana Márcia Silva
- Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física – UFG
Ari Lazzarotti Filho
- Professor Assistente Faculdade de Educação Física – UFG e Doutorando em Educação Física
Humberto Luis de Deus Inácio
- Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física – UFG
Marília de Goyás
- Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física – UFG
Wilson Luiz Lino de Souza
- Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física – UFG
Aline da Silva Nicolino
- Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física – UFG
Ana Paula Salles da Silva
- Doutoranda em Educação Física – UFSC
Lucas Prado Carvalho
- Mestrando em Educação Física – UFSC
Fernanda Cruvinel Pimentel
- Graduanda do curso de licenciatura em Educação Física – UFG
Financiamento:
PROLICEN – Bolsa pessoal de duração de 12 (doze) meses ininterruptos, de 01/08/2009 a 31/07/2010. Seu valor mensal é de R$300,00 (trezentos reais).
CNPq – Total: R$19.448,96 (dezenove mil quatrocentos e quarenta e oito Reais e noventa e seis centavos). Para compra de materiais de custeio e consumo.