Corpo, Gênero e Sexualidade: educar meninas e meninos para igualdade e respeito
TÍTULO: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: EDUCAR MENINAS E MENINOS PARA IGUALDADE E RESPEITO
RESUMO: Esta pesquisa situa-se no âmbito da educação e conhecimento, dedicando-se as ações educativas em igualdade de gênero. Objetiva-se investigar se professor@s de educação física, egress@s dos cursos de licenciatura que estejam atuando no ensino fundamental, observam e problematizam questões de gênero e sexualidade em sua prática pedagógica. Pretendemos, ainda, verificar se est@s egress@s avaliam que o currículo de formação inicial contribuiu para que se sintam preparados para enfrentar tais questões em sua intervenção profissional e, averiguar quais as estratégias teórico-metodológicas ess@s sujeit@s desenvolvem em sua prática pedagógica, haja vista que a educação física constitui-se como um espaço pedagógico crucial para pensarmos as questões de gênero, assim como de sexualidade devido sua proximidade com corpo e a corporeidade, sobretudo quando relacionada a conteúdos como o esporte e dança que mais parecem criar distinções e divergências.
Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, cujos procedimentos serão: revisão bibliográfica; realização de evento para formação dos pesquisadores de campo (material consumo, deslocamentos; visitas exploratórias as escolas selecionadas em cada setor da cidade de goiânia e aplicação de questionário semi-estruturado; @s professor@s eleitos na etapa anterior serão entrevistados, com o uso de um roteiro semi-estruturado; os dados coletados serão analisados em etapa posterior, pelo método de análise de conteúdos; produção, revisão e submissão de artigos aos periódicos e congressos nacionais e internacionais.
Esta proposta de investigação espera: - realizar um amplo diagnóstico da existência e do trato pedagógico das questões de gênero e sexualidade no interior da educação física e do ensino fundamental na cidade de goiânia. Gerar conhecimento e práticas educativas que subsidiem a formação inicial e continuada em educação física voltada a atuação consciente, crítica e competente em termos de igualdade de gênero, sexualidade e formação humana.
EQUIPE DE PESQUISA:
Pesquisadora Responsável:
Ana Márcia Silva - Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física – UFG
Pesquisadores participantes:
Aline da Silva Nicolino - Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física – UFG
Dennia Pasquali e Cabral - Graduanda do curso de licenciatura em Educação Física - UFG.
Valleria Araujo de Oliveira - Graduanda do curso de licenciatura em Educação Física – UFG.
FINANCIAMENTO:
AGÊNCIA: FAPEG (Fundo de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás)
VALOR DA PESQUISA: 24.400,00
Cômite De Ética E Pesquisa Com Seres Humanos Da Universidade Federal De Goiás - Número: 158/ 2008